sábado, 21 de maio de 2011

AVÔ DO CORAÇÃO

Este post é um desabafo. Uma partilha.
Qdo nos falam do nosso Avô, pensamos sp no Pai do nosso Pai, ou no Pai da nossa Mãe. E vem-nos à ideia, normalmente, um senhor de cabelo branco, ou careca, sp muito querido para nós, que seja amoroso, fruto de várias experiências vividas, que trate bem toda a gente, que dê prioridade à família. E se por acaso o nosso avô não é nada destas coisas, já não temos para com ele o sentimento que seria normal.
Pois bem, qdo me falam do meu Avô, eu não me lembro do Pai da minha Mãe. Pois morreu qdo eu era bébé. Não, tb não me lembro do Pai do meu Pai, pois nunca gostei dele como tal. Lembro-me sim, do meu Avô emprestado. O meu Avô do coração. Por estranho que pareça, ninguém diz que ele é amoroso, que trata bem toda a gente, nem que dê prioridade à família. Aliás, desde que o conheço que no fim do almoço sai de casa e só vem à hora de jantar. E ainda me lembro do dia em que era eu criança e lhe chamei Avô, e que ele me repreendeu por o ter feito, pois não tinha netos da minha idade. Disse-me pa lhe chamar Tio Jones J.
É agora que muitos se perguntam como posso eu gostar mais deste senhor, que nem quer que o chame Avô, do que dos meus Avôs verdadeiros?? A resposta é simples. Eu consigo ver para além deste lado de homem duro e resmungão, que no dia em que a mulher faleceu, tinha uma lágrima no canto do olho, que não deixou cair pq é duro e forte e não chora (eu sei que ele pensa assim).
Qdo fui para casa dele tinha dois meses. A mulher dele e as filhas tomaram conta de mim. E este homem duro, resmungão e duro começou a tratar uma criança desconhecida como neto. Sim, este é o Avô que nunca tive. Foi este Avô que me levou a dar milho às pombas, a passear no autocarro, a lanchar, ensinou-me a respeitar os outros. Qdo vieram os verdadeiros netos, sp m pôs do lado deles e hj sou primo de todos eles, como se fosse realmente da família. Qdo uma das filhas casou, fui menino das alianças e este senhor resmungão e duro levou-me lá pra casa, fui com ele ao barbeiro e até me deu um relógio igual ao dele pq o menino tinha de estar como ele. Graças a este senhor rabugento, hj em dia tenho uma afinidade pelo Salgueiros, clube do qual tenho uma camisola com o meu número preferido e o nome dele. E qdo me perguntam quem é o Jerónimo eu respondo: É o meu Avô!
Resumindo, este senhor deu-me o que mais nenhum avô me deu: Amor.
Nunca me tratou mal e tenho por ele um carinho enorme. Agora sou grande e ele começa a avançar na idade, embora pa mim seja sp novo. Até há bem pouco tempo tinha medo de ficar sem ele, sem lhe chamar outra vez Avô. Já o fiz. Ele se calhar nem ouviu, mas eu disse, pq é isto que ele é, o meu AVO DO CORAÇÃO.

8 comentários:

  1. Por vezes deparamo-nos com pessoas que se tornam algo mais do que simples pessoas na nossa vida. Pessoas que não nos falham quando necessitamos, que estão lá quando mais ninguém está.
    A família falha-nos tantas mas tantas vezes, que nem os dedos que temos servem para contar. É triste ver que por vezes nos falham mais do que as pessoas de fora. Pensamos que será sempre tudo como quando somos crianças a verdade é que as coisas mudam, os tempos mudam. Ora pioram, ora melhoram. É mesmo assim. No teu caso, foi para melhor porque agora podes chamar-lhe de avô que ele não te repreende, aliás até deve ser um orgulho poder ter-te como neto.
    Na nossa vida encontramos tantas, mas tantas pessoas. O essencial é aproveitar os pequenos momentos que temos com cada uma delas. Porque o dia de ontem já é história, o amanhã é uma incógnita e hoje é uma dádiva, pois sobrevivemos a muito. Por isso se chama de presente.
    Ainda vão ter muitos momentos (;

    Beijinhos, P. Aninha

    ResponderEliminar
  2. Na verdade há pessoas na nossa vida que são mais do que simples amigos ou conhecidos e que muitas vezes se tornam familiares por afinidades e sobretudo porque nos 'deitam' a mão.
    Este 'deitar' a mão te muito que se lhe diga porque ser da família e não desempenhar um papel como tal é como se não fossem. E o teu exemplo é um desses. As pessoas que não o são sempre te apoiaram sempre tiveram do teu lado e daí darem um verdadeiro sentido a palavra família.
    Eu conheço esse senhor, o teu avô e ele não precisa falar porque os olhos dele falam o suficiente para que o mundo inteiro saiba que ele gosta imenso de ti. E sim, esse senhor é realmente o teu avô porque desempenhou esse papel na tua vida e merece-o!
    Mas também é com exemplos desses nas nossas vidas que abrimos os nossos limites que vemos que quem está ao nosso lado pode ser muito mais do que um simples amigo e pode pertencer à nossa família :)

    ResponderEliminar
  3. O mais engraçado é q tenho respostas que parecem saídas dele :)

    ResponderEliminar
  4. Chama-se conhecimento. Nós quando gostamos muito de alguém por vezes ficamos com certas manias :)

    ResponderEliminar
  5. Mais um motivo para sentir orgulho neste avô. Excerto de um diálogo entre o Sr Jerónimo, no diálogo designado de (A)de Avô e uma senhora que nao sei quem é, no diálogo designada de (V) de Velhota:
    (A)- Serviram a merda do leitão, mas não gosto de carne de porco...
    (V)- Ahhh!!!!!!!!!!!
    (A)- Eu mandei a empregado pôr no meu prato, mas não comi, dei aqui ao meu sócio e ele embrulhou tudo!! Aliás, meu neto. A minha Mulher, as minhas Filhas e Eu criamo-lo desde os dois meses e agora é este homem!
    (V). Ah, criou e ele gosta de si como avô, não é??

    Bem, eu só consegui acenar que sim com a cabeça, pois não consegui falar. Senti algo tão forte nesta altura que nem deu pa falar. Fiquei com lágrimas nos olhos

    ResponderEliminar
  6. É normal que te tenhas sentido assim. É bom saber que nos reconhecem e que não basta dizerem-nos a nós que somos importantes mas quando lhes perguntam afirmarem que realmente o são.
    Palavras por vezes não bastam. :) E ele mostrou isso.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. O Sr, Jerónimo tem os sentimentos bastante definidos mas só os mostra nas devidas alturas, alturas essas que nunca se estão à espera :D

    Imagino a tua felicidade melhor do que ninguem pois conheço esse homem que é tão forte, não chora e não demonstra os seus sentimentos ... ou será que tudo isto no fundo não é bem assim?!

    Talvez não seja bem assim ;D

    ResponderEliminar
  8. Ele no fundo, tem os sentimentos bem definidos. Pena que nem sp o demonstre. Penso que os netos dele devem ser as pessoas que conhecem este lado dele. Fico feliz por ser um desses netos :)

    ResponderEliminar